segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Não, o ano não começa depois do carnaval


Nesta manhã ouvi alguém dizer: “Bom, o ano começa só depois do carnaval”. Imediatamente pensei: “Pra quem? Só se for pra você”. Esse pensamento me é recorrente sempre que presencio aquela frase, totalmente descabida de verdade, porém permeada na sociedade.

Este ano o carnaval será em 8 de março, ou seja, no 67º dia de 2011. Mesmo havendo nove meses pela frente, seria possível desconsiderar o período produtivo até aquele feriado?

No meu modo de pensar, não. O fato de muitas pessoas tirarem férias em janeiro e fevereiro, assim como as instituições de ensino, não pode sobrepor o valor do trabalho, da produção de quem iniciou o batente após a virada de ano.

A indústria parou a sua produção? Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário ainda estão em recesso? Lojas, supermercados, prestadores de serviço, enfim, estabelecimentos e órgãos de diversos segmentos encontram-se em férias coletivas? Ou, por acaso, eles trabalham em ritmo lento, a passos de tartaruga? Definitivamente não!

Diante disso, só posso acreditar que quem realmente vê o começo do ano depois do carnaval está equivocado, não observa o movimento de pessoas e carros nas ruas, os hospitais lotados, os bancos cheios, e todo o cotidiano de uma cidade. Não imagino o que esperam as pessoas para as quais 2011 terá início efetivo após 8 de março. Você saberia me dizer, caro leitor?