terça-feira, 28 de junho de 2011

Jornal volta a defender demissão de cobradores do transporte coletivo

Argumento, agora, é que manutenção desses trabalhadores aumentaria valor da passagem
Quinze dias após posicionar-se, no editorial, favorável à dispensa dos cobradores nos ônibus do transporte coletivo em Foz, a Gazeta do Iguaçu volta a insistir na demissão desses profissionais. Na edição desta terça-feira, alega, na página B3: “A manutenção dos cobradores no sistema de transporte público da cidade incide diretamente no preço final da passagem”.
A afirmação, extremamente apelativa, teria o objetivo de colocar a população contra a categoria? Vale lembrar que dezenas de fatores influenciam na tarifa, não apenas a presença daqueles trabalhadores no quadro das empresas.
Se o leitor não tem conhecimento, o diário pertence ao senhor Erminio Gatti — também proprietário da Viação Itaipu, integrante do Consórcio Sorriso (sorriso?), que explora o transporte público municipal.
Mais uma vez, quem prestou o desserviço à população e atacou centenas de profissionais não se identifica, assinando o texto como “Da Redação”. E, pior, sem nenhum embasamento, afirma na linha fina da matéria: “Enquanto na maioria das cidades brasileiras atividade de cobrador já foi abolida em Foz questão ainda gera discussão” (sic).
Esse argumento aparece mais duas vezes, porém sem dados nem fala de alguém que o ratifique. Segundo o IBGE, existem 5.565 municípios no Brasil. Então, como pode o jornal sustentar que em pelo menos 2.783 cidades os cobradores foram extintos dos ônibus?
Uma fonte, que pediu para não ser identificada, pois certamente sofreria represálias, revelou a este jornalista que uma forma gradual de diminuir o número de cobradores — e já ocorreria na prática — é passá-los para o lugar de alguns motoristas, que, já aposentados, continuariam a trabalhar.
Se isso estiver acontecendo, ainda assim dezenas de cobradores ficariam desempregados, pois não há estrutura nas empresas para absorvê-los em outros setores, que já contam com seus profissionais. Portanto, o diário iguaçuense demonstra não se preocupar com o desemprego e as consequências dele para muitas famílias.
O proprietário da Gazeta do Iguaçu e da Viação Itaipu, por meio de asseclas no jornal, revela à sociedade seu interesse real: faturar mais, nem que isso sobrecarregue os motoristas — como já ocorre nos micro-ônibus — e aumente o tempo da viagem ao longo do itinerário. Então, pode-se inferir sua preocupação com o lucro, em detrimento de um bom serviço aos usuários e do bem-estar de cobradores e seus dependentes.
Esse é o retrato da imprensa escrita de Foz do Iguaçu, refém de somente um diário — representante dos interesses econômicos de seu proprietário e atrelado politicamente ao governo municipal.
Não é assim que se faz jornalismo sério, profissional, com ética, isenção, pluralidade de fontes, confronto de informações...
Foz do Iguaçu merece um jornal comprometido com os leitores, que cumpra o papel social da imprensa.
É bom deixar claro que nenhum meio de comunicação é 100% isento, afinal interesses capitalistas e políticos predominam nessa área, mas isso não dá a ninguém o direito de pressionar pelo fim de uma categoria profissional por razões particulares.