domingo, 27 de setembro de 2015

Curitiba a 40 km/h na chamada Área Calma

Apesar de dividir opiniões entre motoristas, a implantação da Área Calma em um determinado perímetro urbano da capital paranaense tem um objetivo bem definido: proteger o pedestre – o sujeito mais frágil no trânsito de qualquer cidade, especialmente das maiores, onde o tráfego é mais intenso e os acidentes são recorrentes.

Estudos internacionais comprovam que a chance de ocorrer uma morte por atropelamento a 40 km/h é de apenas 20%. A 50 km/h, o índice salta para 50%. Já a 60 km/h, chega a 80%. Com base nesses números e na estatística de acidentes de trânsito entre 2012 e 2014, o poder público municipal resolveu criar a chamada Área Calma, na qual os veículos devem trafegar a 40 km/h.

Delimitada pela Rua Inácio Lustosa, Rua Visconde de Nacar, Rua André de Barros, Rua Mariano Torres, Rua Luiz Leão e Avenida João Gualberto, a Área Calma está tendo sua sinalização readequada e ganhando rampas de acessibilidade para aprimorar o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida. Em relação à fiscalização, é feita por agentes de trânsito e por radares fixos e móveis.

O perímetro também receberá um plano de manejo e plantio de árvores, com a finalidade de melhorar a qualidade do ar na região, que já concentra espaços verdes como as praças Tiradentes, Rui Barbosa, Osório, Carlos Gomes e Santos Andrade, além do Passeio Público.

Pela Região Central da capital do estado circulam todos os dias, em média, 700 mil pedestres. É isso mesmo, somente a quantidade de pessoas a pé é maior que a população inteira de Londrina, a segunda cidade mais populosa do Paraná, com 548 mil moradores, segundo o IBGE.

De 2012 a 2014 foram registradas 1.173 ocorrências no centro de Curitiba, com 106 mortes – a maioria por atropelamento (46) e por colisão de veículos (41). Então, além de dar mais segurança a pedestres e ciclistas, bem como a motociclistas e condutores de veículos, o projeto visa a harmonizar a convivência no trânsito.

Todos são pedestres

É ponto pacífico que, se nem todos os pedestres são motoristas, todos os motoristas são, em algum momento, pedestres. Portanto deveriam concordar com a implantação dos 40 km/h. Mas quando se está atrás do volante, muitos parecem considerar apenas o seu lado.

Alguns argumentam que em um trânsito intenso, travado em determinados horários, reduzir a velocidade poderia piorar a situação. Entretanto, como é possível piorar se em alguns trechos a quantidade de carros impede a circulação acima da velocidade estabelecida na Área Calma?

A intenção é diminuir o ritmo de tráfego nos períodos do dia em que ele normalmente flui melhor, pois é quando os motoristas imprudentes abusam da velocidade.

Curitiba é um dos municípios brasileiros participantes do Vida no Trânsito, projeto internacional desenvolvido em dez países e coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Bloomberg Philanthropies. 

A iniciativa, lançada em 2010, faz parte do movimento Road Safety in 10 Countries (RS 10) e tem a proposta de reduzir as mortes nas vias públicas em 50% até 2020. Dessa forma, seja onde for, nada mais justo que, entre outras medidas, reduzir a velocidade de tráfego.

2 comentários:

  1. se é assim por que nao tiram os carros das ruas ? o transito já é uma m.. imagine a 40km/h ? e pedrestes tem faixa de pedestres e sinaleiros que nao acabam mais.. isso é só uma jogada pra tirar $$$$ do povo.

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  2. A indústria da multa em Curitiba, nunca esteve tão atuante em ganhar dinheiro, essa velocidade de 40 km, especialmente entre as Marechais no centro de Curitiba, é a maior armadilha da cidade, se ficar na zebra é multado, se demorar a atravessar no vermelho é multado, se apressar a atravessar e acaso pisar um pouquinho mais no acelerador e mesmo sendo menos que 48 já é multado. Com isso fica provado é mais dinheiro para eleger políticos vagabundos que só vivem às custas de dinheiro do povo. Uma pouca vergonha.Esse prefeito atual de Curitiba, não votaria nele nem para síndico e prédio ou para engraxate de sapato. O cara é muito ruim....

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