sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Chevrolet lidera entre os mais vendidos em janeiro

O cenário automotivo brasileiro começou o ano da mesma forma que se encerrou em 2015, ou seja, com a liderança da norte-americana Chevrolet. A marca da gravatinha liderou entre os veículos mais vendidos com o Onix, que em janeiro teve 12.952 unidades emplacadas. Isso deu a ele 37,01% de participação entre os hatches pequenos. Outro dado significativo é que o automóvel fechou o mês em primeiro lugar de vendas em 19 estados brasileiros.

O domínio da Chevrolet se repete entre os sedãs pequenos. Em janeiro, o Prisma registrou 5.467 emplacamentos, aparecendo no topo de seu segmento, com 24,82% do mercado, e em quarto lugar na lista geral dos mais comercializados. Somados os carros de outras categorias, a montadora vendeu 25.084 unidades e deteve 19,11% do mercado automotivo nacional, fechando o primeiro mês do ano também como líder.

Ao longo de 2015, o Onix vendeu 125.931 unidades, sendo o campeão de vendas no Brasil, e o Prisma ficou em décimo lugar, com 70.336 carros emplacados. Eles são basicamente o mesmo veículo. A maior diferença está, naturalmente, nas dimensões e na capacidade do porta-malas.

E o que teria feito os modelos dominarem o ranking de vendas? Certamente a combinação de vários fatores, entre os quais o design atraente, bom espaço interno, moderna central multimídia, amplitude de versões e completa lista de equipamentos de série desde o modelo mais básico.

Outro diferencial do Onix é ser o veículo com a menor desvalorização no Brasil após o primeiro ano de uso, tendo recebido em 2015, pela segunda vez consecutiva, o Prêmio Maior Valor de Revenda, da Agência Autoinforme. O índice de depreciação do carro ficou em -7,6%. Seu irmão Prisma apareceu em terceiro entre os sedãs pequenos, com -10,2%.

Mesmo com a liderança nos dois segmentos, a Chevrolet deve lançar, no segundo semestre deste ano, a versão reestilizada de ambos. As mudanças devem concentrar-se no desenho da dianteira, traseira, lanternas e faróis. Será incorporado à linha o motor de três cilindros 1.0. A modernização tem a proposta de subi-los de patamar, para a categoria premium

É provável que esse facelift provoque aumento no preço dos veículos e se reflita na colocação deles entre os mais vendidos, mas se ambos mantiverem os números de venda no patamar dos últimos meses, pode ser que abram margem suficiente para terminarem o ano como os campeões de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário