Depois de 27 anos consecutivos
na liderança do rol dos veículos mais vendidos no Brasil, o Gol perdeu o posto
para o Palio. A diferença foi pequena, somente 385 unidades, mas o resultado indica
que o hatch alemão sentiu a saída de
circulação da geração 4, retirada do mercado no início de 2014 para dar lugar
ao up!.
Já na conta do italiano,
somam-se o Palio Fire e o Novo Palio. Juntos, venderam 183.741 carros. Sozinho,
o Gol contabilizou 183.356 unidades – o que leva a crer que se a antiga geração
tivesse sido mantida, o alemão teria novamente fechado na liderança.
Não se pode dizer que a aposta
no up! foi errada, mas é certo que o pequeno de entrada não empolgou os
consumidores como gostaria a Volks. Lançado em fevereiro de 2014, foram
comercializadas pouco mais de 5,3 mil unidades por mês. Assim, o up! terminou o
ano como o 14º mais vendido, com 58.894 unidades.
Mesmo com bons atrativos, como
motor moderno e econômico, menor custo de reparabilidade e notas máximas no
teste de impacto do Latin NCAP, entre outros pontos fortes, parece que o
pequeno espaço interno, o modesto porta-malas e o design pouco atraente, no meu
entendimento, jogaram contra o novato.
Outro fator desfavorável ao veículo
de entrada da Volks foi o lançamento do Novo Ka. Comercializado desde setembro,
o modelo da Ford aposentou a antiga linha do carro e se apresenta como forte
candidato a ocupar os primeiros lugares na lista de mais vendidos, podendo
superar inclusive alguns dos já estabelecidos no topo, como Palio, Gol, Uno, Onix,
HB20, Sandero e o próprio irmão maior, o Fiesta.
Qualidades para isso o Novo Ka
tem de sobra. Seu design é contemporâneo,
atualizado ao padrão mundial da montadora americana; os motores são modernos –
o 1.0, por exemplo, é o mais potente e econômico da categoria; o espaço interno é
bom, em nada deixando a desejar aos rivais maiores; além do sistema multimídia e
equipamentos de série, como controle de estabilidade, de tração e de partida em
rampas.
Este ano, com o mesmo período
de vendas dos demais do segmento, o modelo de entrada da Ford poderá mostrar a
que veio. Os 12 meses também servirão para saber se o Gol conseguirá
recuperar-se e ultrapassar o Palio, ou se perderá mais colocações, obrigando a
montadora alemã a apressar o lançamento de sua nova versão – programada para
2016.
Sim, a Volks já trabalha para
atualizar o modelo, cuja frente terá o padrão atual dos irmãos Fox e Golf,
entre outras modificações ainda estudadas pela equipe de desenvolvimento. O
Polo europeu também servirá de inspiração.
O certo é que a lista dos dez
mais vendidos deve ser, mais uma vez, dominada pelos hatches, com a possível presença de algum sedã médio. Em 2014,
Siena e Prisma se colocaram na sétima e décima posição, respectivamente. As
demais foram ocupadas por Palio, Gol, Onix, Uno, HB20, Fiesta, Fox e Sandero,
nessa ordem.