terça-feira, 20 de setembro de 2011

Sem a colaboração de todos, a violência no trânsito não diminuirá

A Semana Nacional do Trânsito deste ano tem como tema: “Juntos Podemos Salvar Milhões”. Até o próximo domingo (25), Ministério das Cidades, Denatran e órgãos federais e estaduais realizam uma série de ações com vistas à conscientização sobre o respeito às regras de trânsito.

Entre as atividades está a veiculação de filmes publicitários, a divulgação de cartazes e fôlderes, o trabalho em mídia alternativa como busdoor, taxidoor, e ações em restaurantes, bares, casas noturnas, no Rock in Rio e nas redes sociais, além de blitze educativas.

O esforço, todos os anos, é para conscientizar as pessoas de que os acidentes ocorrem, principalmente, por falha humana. Ou seja, a conduta errada de motoristas e pedestres provoca mortes, sequelas à saúde, ferimentos e danos materiais.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 1,3 milhão de pessoas morreram, em 178 países, no ano de 2009, em consequência de acidentes de trânsito. Diante dessa realidade, a ONU instituiu em 2010 a “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito, com a finalidade de reduzir em 50% as mortes no mundo até 2020.

Todas as campanhas e atitudes são válidas e necessárias, porém o mais importante é que cada pessoa entenda que ela é um possível agente causador de sinistros. As práticas cotidianas ao trafegar pelas vias, urbanas ou rurais, em veículos ou a pé, são preponderantes para um trânsito mais seguro.

Os motoristas sabem que álcool e direção não combinam, entretanto grande parte dos acidentes tem como agravante o consumo de bebidas alcoólicas. E por que isso ocorre? Porque eles bebem e não se veem como possíveis causadores de uma tragédia. Outros, mesmo conscientes de seu estado, arriscam dirigir.

Mas não é somente o consumo de álcool o principal fator gerador de acidentes. A irresponsabilidade, a pressa e o excesso de confiança são tão perigosos quanto trafegar sob o efeito de bebidas alcoólicas ou de drogas. Há vários exemplos de situações capazes de ocasionar sinistros. Entre eles:

Transitar acima da velocidade permitida;
Usar telefone celular ao dirigir;
Não guardar distância segura para o veículo da frente;
Furar o sinal vermelho;
Atravessar fora da faixa de pedestres...

Quem nunca flagrou, ou mesmo cometeu, alguma dessas infrações? Por isso, o segredo para mudar as estatísticas está dentro de cada um de nós. Devemos refletir e tomar atitudes seguras. Ter as leis sempre frescas na memória e colocá-las em prática contribuirão, certamente, para um trânsito mais humano, menos violento e fatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário