Sessenta
e quatro anos depois, o “País do Futebol” voltará a sediar a Copa do Mundo. No
dia 12 de junho, a seleção brasileira estreará em casa contra a Croácia com a
responsabilidade de conquistar o hexacampeonato e de sepultar as lembranças da
derrota na final do Mundial de 1950, quando perdeu para o Uruguai no Maracanã
por 2 a 1.
Mas
até entrar em campo, haverá muita coisa fora dele: o término dos estádios e das
obras em hotéis, aeroportos e rodoviárias; o preparo para receber visitantes do
mundo todo; ensaios da cerimônia de abertura; reuniões e mais reuniões, entre
outras providências ligadas ao evento. Contra ou a favor, agora não tem mais
volta, a competição será realizada. Como patriotas, resta-nos torcer para o
Brasil fazer bonito na organização da Copa e para faturar o seu sexto título –
de preferência com belas atuações e muitos gols.
E de
gol o brasileiro gosta, seja dentro ou fora dos gramados. Uma prova dessa
preferência extracampo é que o popular da Volkswagen segue imbatível nas vendas.
Incontestavelmente imbatível! O veículo fechou 2013 com 255.057 unidades
emplacadas – o 27º ano consecutivo na liderança entre os hatches de entrada.
Mesmo
com a presença dos recentes lançamentos que prometiam abalar a sua posição, o Gol
vendeu sozinho mais que venderam juntas duas novidades no mercado nacional e
apostas da Chevrolet e da Hyundai: Onix e HB20, respectivamente. O carro da
montadora norte-americana terminou o ano na sétima colocação entre os mais
comercializados, com 122.333 unidades, contra 122.320 da coreana, em oitavo
lugar.
Apesar
de possuírem diferenciais tecnológicos e de design e mais equipamentos de série,
maior prazo de garantia e menor preço de seguro em relação ao alemão, Onix e
HB20 não conseguiram nem ultrapassar os italianos Uno e Palio, que fecharam 2013
em segundo e terceiro lugar respectivamente, com 184.362 e 177.014 carros
vendidos.
Nem com
alguns fatores jogando contra, como apenas um ano de garantia (exceto para
motor e câmbio, com três anos), maior valor de seguro e o título de automóvel
mais roubado no país, a liderança do Gol não foi ameaçada, e ele encerrou todos
os meses no topo do ranking dos mais vendidos divulgado pela Federação Nacional
da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Talvez
o acerto da suspensão, a harmonia entre câmbio e motor, a fama de bom de
oficina, com baixo preço das peças e da mão de obra, bem como o tradicionalismo
continuem sendo suficientes para o brasileiro manter o alemão em primeiro lugar
ininterruptamente há quase três décadas.
E ao
que tudo indica, o Gol continuará sendo a preferência nacional no segmento e
fechará este ano como o campeão de vendas mais uma vez. Os lançamentos
previstos para 2014 não devem abalar a sua liderança. Entre as novidades, o
irmão mais novo Up!, que substituirá o Gol G4; o novo Ka, que se alinhará ao
padrão mundial da Ford e se assimilará ao novo Fiesta; além do Sandero e do
Uno, a ser reestilizados.
E a
seleção brasileira? Bem, em relação a ela a aposta não é tão certeira, sendo mais
prudente esperar para ver os resultados em campo.
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