terça-feira, 28 de dezembro de 2010

De novo: "vítima fatal" não existe!

Republico este texto hoje porque vale a pena ressaltar, principalmente nesta época do ano, o erro na utilização de "vítima fatal". Este período de festas e de férias é marcado pelo aumento substancial do número de veículos e — infelizmente — de acidentes nas estradas brasileiras.

Um equívoco comum da imprensa é empregar aquela expressão — que se popularizou e parece normal para o público e até mesmo para alguns colegas jornalistas. Mas é importante destacar que “vítima fatal” não pode ser usada para revelar quantas pessoas morreram em acidentes.

O motivo é simples: fatal é o que provoca o óbito, e a vítima é quem perde a vida. Uma coisa é aquilo que motiva uma morte, outra é a pessoa vitimada. Aí a impossibilidade de se usar a expressão “vítima fatal”.

Então, fatal é um acidente, um atropelamento, uma queda, um choque, um afogamento, um tiro, uma facada, enfim, o fato que matou alguém. Portanto, ao se escrever, por exemplo, “o número de vítimas fatais nas estradas paranaenses aumentou este ano”, fica evidente o erro. O correto seria: “O número de mortes (ou óbitos) nas estradas paranaenses aumentou este ano”.

Outro exemplo: “Duas pessoas foram vítimas fatais do naufrágio do bote”. Uma forma certa poderia ser: “Duas pessoas morreram no naufrágio do bote”. E mais: “O trabalhador foi vítima fatal da própria negligência ao não utilizar equipamentos de segurança”. Essa frase poderia ser: “O trabalhador morreu (ou faleceu) em decorrência de sua própria negligência, ao não utilizar equipamentos de segurança”.

Enfim, o ideal é o autor do texto buscar uma alternativa àquela expressão incorreta. Até porque cabe à imprensa primar pela exatidão em suas informações, seja no momento de apurar o fato e ao divulgá-lo.

Um comentário:

  1. Fatal é o que causa a fatalidade; a vítima jamais pode ser fatal. E não existe acidente de carro sem vítima; se um muro foi atingido, e ninguém se feriu, o proprietário deste muro é uma vítima do acidente. O q pode acontecer é não haver feridos ou mortos. Para a imprensa, em acidentes, vítimas são apenas mortos e feridos. Eles tb dizem "...houve um assalto com tiroteio, mas não houve vítimas" - e o assaltado, não é vítima?

    ResponderExcluir