quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Apresentador de tevê ameaça estudante no ar

Ira foi motivada por crítica a programa policial exibido num canal a cabo em Ponta Grossa 

Já repercutem em todo o Brasil, e até no exterior, graças à internet, as ameças e as injúrias pronunciadas pelo apresentador da TV Vila Velha (cabo) José Carlos Stachowiak contra o estudante Lucas Nobuo Waricoda, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O universitário foi vítima da ira de Zeca, como o profissional é conhecido, por ter criticado o seu programa policial no blog Crítica de Ponta, criado pelos alunos do curso.

Numa demonstração de desequilíbrio emocional — atitude típica de quem não aceita críticas —, Zeca ameaça a integridade física de Lucas e profere palavras de baixo calão contra ele e até mesmo seus pais. Termos como “filho de uma égua”, “tua mãe fica comendo capim por aí”, “seu vagabundo” foram ao ar ao vivo no último dia 6; assim como a seguinte ameça: “O que vou falar e vou fazer pra você você ainda não viu. Vá e dê queixa contra minha pessoa, porque se eu te pegar você tá fudido”.

A atitude revela a personalidade e o caráter de um indivíduo despreparado para ocupar uma bancada de televisão, mesmo que o programa seja policial. Talvez o tal Zeca esteja acostumado a “falar grosso” sobre e com os criminosos — já presos — exibidos no RP2, veiculado de segunda a sábado. No entanto, seus comentários a respeito da crítica ao programa, e não à sua pessoa, são ofensivos não apenas ao estudante, e sim a toda a sociedade, à imprensa e ao curso de Jornalismo. Isso porque atingem todos que não gostam do conteúdo levado ao ar e têm o direito de pensar e manifestar livremente sua opinião, como garante a Constituição brasileira.

A atuação de pessoas como Zeca na mídia eleva o grau de preocupação dos jornalistas éticos, comprometidos com o jornalismo sério, pois é sabido que a profissão foi desregulamentada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Esse desserviço do Poder Judiciário coloca a sociedade à merce de “profissionais” que maculam a imagem de toda uma categoria, afinal o público pode generalizar a visão incorreta acerca do que é ou não jornalismo e de quem é jornalista diplomado e segue os preceitos e o papel social da profissão.

Acesse o blog Crítica de Ponta: http://criticadeponta.blogspot.com/2010/03/um-modelo-nao-ser-seguido.html

Assista ao vídeo com as ameaças e injúrias: http://www.youtube.com/watch?v=vW8SCq_F2lc&playnext_from=TL&videos=sBcuIble7uo&feature=rec-LGOUT-exp_fresh%2Bdiv-1r-5-HM  

(Texto publicado no site Megafone em 7 de abril de 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário