quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Casamento à grega, e não um presente de grego — parte 1

Crase confunde muitas pessoas, mas não é um bicho de sete cabeças; em dois textos, desvendarei seus “mistérios”

Do grego krasis, a crase é a união, mistura, contração de duas letras “as”, em geral uma o artigo definido feminino e outra uma preposição. Ela representa esse fenômeno e não deve ser confundida com o nome do acento indicativo de sua ocorrência, o grave (`).

Embora cause dúvidas e apareça às vezes equivocadamente em textos, entendê-la não tem muito segredo, tampouco requer esforço sobre-humano; bastam atenção e conhecimento de algumas regrinhas básicas. Vamos a elas:

• Primeiramente, saiba que o acento grave é empregado antes de expressões femininas de tempo, modo e lugar e nos complementos verbais ou nominais que pedem a preposição “a”. Eis alguns exemplos: A reunião será à tarde, às 14 horas (tempo); O casal saiu à francesa da festa (modo); Vamos à praia hoje? (lugar); Os torcedores assistiram à partida aflitos (verbo assistir pede a preposição “a”).

Dica: a forma mais fácil de identificar a necessidade do acento grave é substituir a palavra feminina por uma masculina, de forma que não se altere a estrutura básica da frase. Caso antes do termo feminino apareça “ao”, ocorre a crase.

Exemplos: O ônibus partirá às 10 horas (ao meio-dia); Sábado iremos à convenção (ao cinema); Triste, ela estava às lágrimas (aos prantos); Essa agenda é igual à outra (poderia ser: esse caderno é igual ao outro); Devolvi os documentos às donas (aos donos).

• O único caso antes de substantivo masculino é quando estiver subentendida a locução à moda de, à maneira de. Ex.: Os sapatos à Luís XV fizeram muito sucesso; O penteado à Elvis Presley é copiado por muitos fãs do músico; Aquela jogada foi à Pelé.

• Nunca vai existir a crase quando a preposição “a” no singular anteceder uma palavra no plural.
Ex.: Este tema é exclusivo a mulheres; Não costumamos ir a festas badaladas; Vou contar o segredo somente a garotas; Ele compareceu a solenidades às quais foi convidado.

• Pronomes demonstrativos também pedem o acento grave: aquele(a), (as) e aquilo (mesmo esse sendo masculino) são grafados com crase quando o verbo ou nome exigir a preposição “a”. Veja: O professor se referiu àquilo tudo (fez referência a); Você disse àquele cliente para voltar amanhã? (disse algo a alguém); A menina estava empolgada para ir àquela comemoração (ir a algum lugar); Em relação àquelas questões, ainda não se tem respostas (relação a alguma coisa).

É isso, no próximo texto mais alguns casos em que há o fenômeno da crase, representado pelo acento grave (`). Até breve, caro(a) leitor(a).
(Texto publicado no site Megafone em 5 de junho de 2009)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário