quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Use adequadamente os artigos definidos

Diariamente os meios de comunicação noticiam casos de acidente de trânsito, disparo de arma de fogo, atropelamento e outros que resultam em vítimas. É muito comum a imprensa utilizar a seguinte construção: “A vítima foi levada para o hospital”. Aparentemente a frase está correta, não? Mas quando isso ocorre, eu sempre pergunto: para qual hospital?
Como o próprio nome diz, os artigos definidos (o, a, os, as) deveriam ser utilizados para definir, especificar, um substantivo, portanto a sentença estaria plenamente correta se anteriormente já tivesse sido mencionada para qual unidade hospitalar o ferido foi encaminhado. Do contrário a informação fica incompleta.

Se por algum motivo, como a segurança da pessoa, por exemplo, não for conveniente revelar o nome do estabelecimento, o ideal é empregar um artigo indefinido. Veja: “A vítima foi levada para um hospital”. Essa construção não elimina uma possível curiosidade em relação ao local para onde a pessoa foi encaminhada, porém não deixa totalmente em aberto a informação.

Eis mais alguns exemplos:
• Após a batida, os veículos foram conduzidos para a oficina. (Qual?)
• Os bandidos foram encaminhados para a delegacia.
Caso haja apenas uma delegacia na cidade, daí sim não há a necessidade de complemento.
Não ficaria melhor?:
• Após a batida, os veículos foram conduzidos para uma oficina.
• Os bandidos foram encaminhados para uma delegacia.
Ou:
• Os bandidos foram encaminhados para a 10ª Delegacia de Polícia.

É isso, até a próxima.

(Texto publicado no site Megafone em 2 de agosto de 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário