quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dar alguém à luz ou dar à luz alguém

A gestação é um dos períodos mais marcantes na vida de uma mulher. São nove meses de transformações no corpo e nos sentimentos, enquanto a futura mamãe gera uma nova vida, pela qual ficará responsável por muito tempo. Para algumas mães para o resto da vida, já que elas veem seus filhos sempre como bebês, independentemente da idade deles.

Mas o objetivo deste texto não é tratar especificamente da gestação, e sim do fim dela, o momento do nascimento da criança. Não é raro escutar — ou até mesmo ver grafado em alguma publicação — que “a mãe deu a luz ao filho”.

Esse é um equívoco provocado pela falta de conhecimento do que significa luz nesse contexto. Então vamos à explicação: na acepção tema deste texto, luz quer dizer mundo. Então, a locução dar à luz equivale a dar ao mundo, trazer ao mundo. Veja o exemplo: “Ao fim dos nove meses, a mãe deu seu filho à luz (deu ao mundo / trouxe ao mundo)”. Ou ainda: “...deu à luz (ao mundo) o seu filho”. Mas nunca: “...deu a luz ao seu filho” — que seria, exatamente, dar algum tipo de luz, objeto luminoso ou coisa do gênero à criança.

Portanto, caro leitor, fixe que as expressões corretas são: dar à luz alguém e dar alguém à luz. Jamais dar a luz a alguém, quando a frase for referente ao nascimento de um bebê.

(Texto publicado no site Megafone em 11 de maio de 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário