quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Verbo auxiliar de haver também não se flexiona

Um dos erros mais grosseiros e desagradáveis para um leitor que conhece a gramática é encontrar no plural o verbo haver com o sentido de existir ou acontecer. Embora a regra sobre a permanência no singular seja mais conhecida, reduzindo assim a possibilidade de erro na linguagem escrita ou oral, é importante lembrar que qualquer verbo auxiliar antes do haver (principal) também não deve ser flexionado em número, ou seja, fica no singular. Confira os exemplos:

• No próximo mês, vai haver dois feriados.

Veja que o verbo haver (principal) significa existir e está acompanhado de ir (auxiliar), na terceira pessoa do presente do indicativo (vai). Nesse caso, mesmo o sujeito da frase sendo “dois feriados”, ambos os verbos permanecem no singular (vai haver). Portanto, nunca escreva ou fale “vão haver”.

• Haverá três opções de escolha na eleição para síndico do prédio.

Aqui também o verbo haver, com o sentido de existir, fica no singular, apesar de o sujeito ser “três opções de escolha”. Ou seja, não ocorre a concordância verbal. Dessa forma, estaria errada a seguinte oração:

• Haverão três opções de escolha na eleição para síndico do prédio.

A flexão de número (para o plural) só ocorreria se o verbo fosse “existir”. Observe:

• Existirão três opções de escolha na eleição para síndico do prédio.

Se o verbo haver indicar a realização, a ocorrência de algo, também permanece no singular:
• Houve dois shows internacionais este ano na cidade.

Jamais: “Houveram” dois shows...

Em resumo, haver nunca se flexiona para o plural se for sinônimo de existir, realizar-se ou acontecer, em qualquer tempo verbal. No caso da presença de verbos auxiliares, esses também permanecem no singular. É isso. Até a próxima.

(Texto publicado no site Megafone em 29 de março de 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário