quarta-feira, 3 de novembro de 2010

“Vítima fatal”

Nesta época, feriado de carnaval, e nos demais períodos do ano em que as pessoas aproveitam para viajar é comum os meios de comunicação noticiarem as operações realizadas pelas polícias rodoviárias (Estadual e Federal) e após o encerramento delas informarem o número de acidentes, de vítimas e de mortes nas estradas.

Praticamente todos os textos, independentemente se de jornais, rádios ou TVs, trazem uma expressão incorreta que se popularizou e parece normal para o público e até mesmo para o jornalista. Trata-se de “vítima fatal”, empregada para revelar quantas pessoas morreram em acidentes.

O equívoco reside no fato de que fatal é o que provoca o óbito, e a vítima é quem perde a vida. Uma coisa é aquilo que motiva uma morte, outra é a pessoa vitimada. Aí a impossibilidade de se usar a expressão “vítima fatal”.

Então, fatal é um acidente, um atropelamento, uma queda, um choque, um afogamento, um tiro, uma facada, enfim, o fato que matou alguém. Portanto, ao se escrever, por exemplo, “o número de vítimas fatais nas estradas paranaenses aumentou este ano”, fica evidente o erro. O correto seria: “O número de mortes (ou óbitos) nas estradas paranaenses aumentou este ano”.

Outro exemplo: “Duas pessoas foram vítimas fatais do naufrágio do bote”. Uma forma certa poderia ser: “Duas pessoas morreram no naufrágio do bote”. E mais: “O trabalhador foi vítima fatal da própria negligência ao não utilizar equipamentos de segurança”. Essa frase poderia ser: “O trabalhador morreu (ou faleceu) em decorrência de sua própria negligência, ao não utilizar equipamentos de segurança”.

Enfim, o ideal é o autor do texto buscar uma alternativa àquela expressão incorreta. Até porque cabe à imprensa primar pela exatidão em suas informações, seja no momento de apurar o fato e ao divulgá-lo.
É isso. Na próxima coluna abordarei outra expressão usada de forma errada: “Perder pontos na Carteira Nacional de Habilitação”. Abraço, caro leitor.

(Texto publicado no site Megafone em 25 de fevereiro de 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário