quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Social enquanto coletividade e enquanto parceria

Caro leitor, você sabe responder quais as formas corretas: socioeconômico e socioproprietário; sócio-econômico e sócio-proprietário; socioeconômico e sócio-proprietário; ou sócio-econômico e socioproprietário? Será que existe alguma diferença entre o prefixo “sócio” empregado nos dois substantivos? Se há, em qual caso empregar o hífen?

Bem, chega de questões e vamos aos esclarecimentos. A resposta para a primeira pergunta é: socioeconômico e sócio-proprietário. E por quê? É simples, veja que no primeiro caso o prefixo “sócio” quer dizer social. O termo poderia ser substituído pelas palavras social e econômico. Acompanhe o exemplo:

• O Brasil, nos últimos oito anos, vem tendo um desenvolvimento socioeconômico jamais visto.

A mesma frase poderia ser escrita:

• O Brasil, nos últimos oito anos, vem tendo um desenvolvimento social e econômico jamais visto.

Aqui fica clara a ideia de sociedade enquanto coletividade, uma ordem social. O substantivo socioeconômico é relativo ao social e ao econômico. Portanto, sempre que o prefixo “sócio” tiver essa acepção, a palavra deverá ser escrita sem hífen e — quando houver — com acento na antepenúltima sílaba, visto que será uma proparoxítona. Alguns exemplos: socioeducativo, sociofilosófico, sociopolítico...

E quando utilizar o prefixo com hífen e acentuado? Quando ele for referente a uma sociedade de pessoas, a uma parceria. Confira:

• Danilo é sócio-proprietário de uma empresa moveleira.

• A professora Marli é sócia-fundadora da Escola Soldadinho de Chumbo.

Então, trocando em miúdos, quando o prefixo tiver relação com sociedade, ordem social, coletividade, escreve-se sem hífen e obedecendo à regra de acentuação. Se for referente a uma parceria, o substantivo originado de “sócio” é grafado com o traço horizontal indicativo de separação de um nome composto.

É isso, até a próxima coluna.

(Texto publicado no site Megafone em 14 de dezembro de 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário