“Por que você quer saber o porquê deste tema? Porque eu quero aprender o uso correto dos porquês. E até agora você não me explicou, por quê?” Parece confuso, caro leitor? Pode até ser, mas vou esclarecer a forma exata de grafar o porquê conforme a situação. Como você já percebeu, existem quatro maneiras de escrever a palavra assunto deste texto. Confira cada uma delas:
• Por que – separado e sem acento: utilizado quando puder ser substituído por “por qual motivo”, “por qual razão” e “pelo qual”, “pela qual”, “pelos quais”, “pelas quais”. Veja os exemplos: Por que Simone não foi trabalhar ontem?; Você sabe por que a criança está chorando?; Ninguém imagina por que (por qual motivo/por qual razão) o carro parou; A avenida por que (pela qual) ele transita é muito movimentada.
• Porque – junto e sem acento: utilizado em explicações e equivalente a “pois”, “para que”, “uma vez que”. Ex.: Simone não foi trabalhar porque passou mal em casa; A criança chora porque a mãe não dá atenção a ela; O carro parou porque acabou a gasolina.
• Por quê – separado e com acento: essa forma é empregada no fim de períodos, antes de pontos (final, de interrogação ou exclamação), equivalendo a “por qual motivo”, “por qual razão”. Acompanhe: O jogo foi cancelado, por quê?; Nós não vamos mais viajar? Por quê? Os pais estão discutindo, e os filhos não entendem por quê.
• Porquê – junto e com acento: é substantivo sinônimo de motivo, causa, razão, aplicado quando puder ser substituído por essas palavras. Tem plural e é geralmente precedido de artigo, numeral, adjetivo ou pronome. Ex.: Os cientistas ainda não descobriram o porquê (o motivo, a razão, a causa) do fracasso da experiência; Vou dizer um porquê de comer frutas? Porque fazem bem à saúde; Os seus porquês são vários; Dê a ela um bom porquê para estudar.
É isso. Espero ter facilitado a compreensão dos leitores sobre o tema. Na próxima coluna: “A gestante deu à luz o bebê ou deu a luz ao bebê?”. Até mais.
• Por que – separado e sem acento: utilizado quando puder ser substituído por “por qual motivo”, “por qual razão” e “pelo qual”, “pela qual”, “pelos quais”, “pelas quais”. Veja os exemplos: Por que Simone não foi trabalhar ontem?; Você sabe por que a criança está chorando?; Ninguém imagina por que (por qual motivo/por qual razão) o carro parou; A avenida por que (pela qual) ele transita é muito movimentada.
• Porque – junto e sem acento: utilizado em explicações e equivalente a “pois”, “para que”, “uma vez que”. Ex.: Simone não foi trabalhar porque passou mal em casa; A criança chora porque a mãe não dá atenção a ela; O carro parou porque acabou a gasolina.
• Por quê – separado e com acento: essa forma é empregada no fim de períodos, antes de pontos (final, de interrogação ou exclamação), equivalendo a “por qual motivo”, “por qual razão”. Acompanhe: O jogo foi cancelado, por quê?; Nós não vamos mais viajar? Por quê? Os pais estão discutindo, e os filhos não entendem por quê.
• Porquê – junto e com acento: é substantivo sinônimo de motivo, causa, razão, aplicado quando puder ser substituído por essas palavras. Tem plural e é geralmente precedido de artigo, numeral, adjetivo ou pronome. Ex.: Os cientistas ainda não descobriram o porquê (o motivo, a razão, a causa) do fracasso da experiência; Vou dizer um porquê de comer frutas? Porque fazem bem à saúde; Os seus porquês são vários; Dê a ela um bom porquê para estudar.
É isso. Espero ter facilitado a compreensão dos leitores sobre o tema. Na próxima coluna: “A gestante deu à luz o bebê ou deu a luz ao bebê?”. Até mais.
(Texto publicado no site Megafone em 22 de abril de 2009)
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