quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Casamento à grega, e não um presente de grego — parte 2

Neste texto voltarei a tratar da crase, apresentando mais alguns casos em que ela ocorre, ou não.

• Diante das palavras casa e distância, só haverá crase se elas estiverem especificadas com o uso da preposição de. Veja: Vou à casa de meus pais hoje; o supermercado fica à distância de 300 metros. Mas ela não é empregada em: vou a casa hoje; vi meu amigo a distância.

• Em relação à palavra terra, o acento grave só aparece quando significa planeta. Se o significado for chão, solo, não há — somente se estiver especificada. Ex.: O cosmonauta russo chegará à Terra amanhã; Depois de uma semana em alto-mar, eles voltarão a terra hoje; Meus pais retornarão à terra deles em poucos dias.

• Para saber se antes de nomes de cidades, estados, países e continentes é usada crase, basta analisar se a preposição a vem de um verbo que indica destino (vir, chegar, ir, voltar...). Se indicar, a dica é trocá-lo por um indicativo de procedência (vir, voltar, chegar...). Caso diante dele surja a preposição da, usa-se o acento grave.

Ex.: Os avós de Bárbara foram à Paraíba (voltaram da Paraíba). Note que isso não ocorre em: Os avós de Bárbara foram a Santa Catarina (voltaram de Santa Catarina). Mais alguns casos: Nas próximas férias, Vítor irá à Alemanha (voltará, chegará da Alemanha). O mesmo não ocorre em: Os noivos viajaram a Fortaleza (chegaram de Fortaleza).

Casos facultativos — Segundo as regras gramaticais, o uso do acento grave, indicativo de crase, é opcional em três situações:

1ª) Antes de pronomes possessivos femininos. Ex.: Ele estava indiferente à sua (a sua) presença; Esta casa pertence à minha (a minha) família.

2ª) Depois da preposição até. Ex.: O bandido foi levado até a delegacia (até à delegacia).

3ª) Antes de nomes próprios femininos. Ex.: A carta faz referência a Simone (à Simone); O documento estava endereçado a Maria (à Maria).

É isso. No próximo texto, regência verbal. Até mais!

(Texto publicado no site Megafone em 12 de junho de 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário